ÁFRICA

Para entender um pouco mais da História da África


Confira na vídeo aula abaixo




Infográfico sobre os povos da África. Confira no link abaixo.

http://revistaescola.abril.com.br//swf/animacoes/187_africa_info.swf


debatendo...



ETNOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL – há uma alternativa bíblica para esses dois extremos? 



Etnocentrismo é a visão de que um determinado grupo étnico é de alguma forma superior a todos os outros. O etnocentrismo palavra deriva do ethnos palavra grega, que significa "nação" ou "pessoas". A linguagem comum para o etnocentrismo é "visão de túnel." Neste contexto, o etnocentrismo é a visão de que sistema de um determinado grupo étnico de crenças e valores é moralmente superior a todos os outros.



Relativismo cultural é a visão de que as crenças individuais e os sistemas de valores são culturalmente relativos. Isto é, nenhum grupo étnico tem o direito de dizer que o seu sistema particular de crenças e valores, sua visão de mundo é de forma alguma superior ao de qualquer outro sistema de crenças e valores. O que é certo para uma cultura pode ser errado para outro e que está tudo bem. Não existe um padrão absoluto de certo e errado para comparar e contrastar, moralmente contraditórios, valores culturais. 

Etnocentrismo e relativismo cultural são mutuamente exclusivas. Eles são dois extremos em lados opostos de um espectro filosófico. Existe uma alternativa bíblica para esses dois extremos? Existe. Há uma extrema terceira. Teocentrismo é a visão de que Deus é superior a todos os outros. O teocentrismo deriva da palavra grega theos, que significa "Deus" ou "deuses", e de centro da palavra em Inglês. Neste contexto, teocentrismo refere-se à visão de que o sistema de crenças e valores de Deus é moralmente superior a todos os outros. Ele é perfeito. É o padrão absoluto pelo qual devemos julgar todos os outros sistemas de crenças e valores. 

Teocentrismo é semelhante ao etnocentrismo na medida em que postula a existência de um sistema de valor absoluto. Desta forma, contradiz teocentrismo e relativismo cultural em que o relativismo cultural nega um padrão absoluto. Teocentrismo não é, contudo, totalmente compatível com o etnocentrismo em que teocentrismo é centrado em Deus, em vez de centrada no homem. 

Como isso se traduz na prática? As implicações são que sempre que ela pode ser determinada de forma convincente que Deus tem falado sobre questões de fé e de valores (como Ele se sente sobre o assassinato ou roubo, por exemplo). Sua visão é de ser aceita e adotada, independentemente de qualquer controvérsia em torno do assunto. (Neste caso, assassinato e roubo estão errados). Onde quer que Deus permaneça em silêncio ou numa questão em que deu ao homem liberdade para decidir por si mesmo (que é o caso da maioria das preferências culturais), estamos a decidir por nós mesmos o que preferimos. Não podemos, no entanto justamente prejudicar, ir contra aqueles que discordam de nós, porque Deus não nos deu um padrão pelo qual devemos julgar quem está certo ou errado. Nesses casos, temos de ser tolerantes para com aqueles que têm opiniões contraditórias. Desta forma, teocentrismo é diferente de ambos: etnocentrismo e o relativismo cultural.

Postagens mais visitadas